Coordenado pela 1° Tenente QOBMEC Misma Fernandes, Chefe do Departamento de Capacitação, Doutrina e Pesquisa, da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa – DEIP/CBMAC, o projeto tem o objetivo de habilitar e sensibilizar os agentes atuantes em ambiente escolar, em temáticas relativas à atual realidade, no que se refere a saúde mental dos estudantes.

Em 2022 o SAMU/ACRE teve aproximadamente 32.000 atendimentos a casos relacionados a saúde mental, um aumento no número de casos atendidos de aproximadamente 77% quando comparado ao aos casos de 2019.

A infância é a fase de absorção de valores básicos, na forma de conceitos morais e éticos que determinarão a formação e a estruturação da personalidade. A violência contra a criança e o adolescente, quando não reconhecida nem tratada, deixa marcas e imprime valores distorcidos. 

Habilitando os nossos agentes escolares a tal temática, pode se agir na prevenção e na mitigação tanto da violência contra as crianças e adolescentes como também a possíveis doenças mentais a ser desenvolvidas por elas.

Para isso o projeto conta com as atividades de integração, cada escola que for executar o projeto precisa antes passar por essas atividades, o Colégio Militar Do Pedro II em Rio Branco está sendo o projeto piloto do projeto Vidas Salvar.

Mas o que é a atividade de integração?

É uma atividade, coordenada pelo Núcleo De Apoio À Psicologia Educacional e Escolar – NAPEE, que visa, familiarizar os agentes atuantes em ambiente escolar, sobre as temáticas expostas anteriormente. Através de uma abordagem de acolhimento. 

E o objetivo dessa atividade de integração é propiciar um primeiro acesso com o objeto do “projeto vidas salvar”, para que haja um melhor alcance de resultados permitindo debates e alinhamentos necessários para o sucesso da capacitação. 

No sábado dia 03 de junho foi realizado a atividade de Integração conduzida pelo Núcleo de Apoio à Psicologia Educacional e Escolar – NAPPE, através da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa – DEIP, nesta representada pela 1º Tenente QOBMEC Misma Fernandes do CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO ACRE – CBMAC.

Foram abordados e discutidos os seguintes pontos: Manifestações da violência na/contra e da escola, acolhimento, cuidado e autocuidado, espaço de construção de vínculo, ampliar os conhecimentos e possibilitar reflexões sobre à violência na escola, compartilhar conhecimentos da psicologia, compartilhar experiências, refletir e propor estratégias de intervenção para aprimorar Política Pública de Educação.

Na tarde da terça-feira dia 06 de junho a 1° TEN BM Misma esteve presente no evento de lançamento da Cartilha Acolher e Sensibilz(ação), elaborada pelo NÚCLEO DE APOIO A PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL – NAPEE, onde a 1°TEN Misma esteve compartilhando a respeito do Projeto Vidas Salvar, ao final ela falou da importância da parceria com o NPEE:

“A parceria com o Núcleo de Apoio a Psicologia Escolar e Educacional é de suma importância para o Projeto Vidas Salvar, uma vez que eles irão nos dar o direcionamento necessário para formatação do projeto e para execução dele, sendo que eles estarão conosco como corpo docente do projeto, logo esse conhecimento específico na área de psicologia é fundamental para que o projeto tenha bons resultados.” 1°TEN BM Misma.

O responsável pelo NAPEE, falou a respeito da presença do CBMAC no evento de lançamento da Cartilha Acolher e Sensibiliz(ção):A participação do Corpo de Bombeiros nessa atividade  é fundamental para que a gente possa trocar experiências e buscar estratégias que possam alcançar as escolas no tempo em que elas demandam, vivemos momentos desafiadores que requerem a união de esforços em torno de um bem comum.” Ocimar Leitão Mendes

 

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