Simulado testa prontidão para desastres hidrológicos no Acre

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) realizou, na última sexta-feira, dia 31, a segunda edição do Simulado Operacional de Atendimento a Desastres Hidrológicos. O evento, que teve como objetivo testar a prontidão e a capacidade de resposta das equipes em situações de emergência causadas por fenômenos naturais como enchentes e inundações, envolveu diversas secretarias e órgãos estaduais, demonstrando a importância da integração de esforços para a gestão de riscos e desastres.

A iniciativa do CBMAC contou com a participação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), do Gabinete do Prefeito/Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), da Secretaria Municipal de Educação (SEME), da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), da Secretaria Municipal de Agropecuária (SEAGRO), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA), da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SEINFRA), da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), do Gabinete Militar (GABMIL), da Assessoria de Comunicação (ASSECOM), do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB), da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB), da RBTRANS, da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), CIOPAER, SEASDH, SEOP e DERACRE.

O acionamento, às 06:00 da manhã, mobilizou um grande número de profissionais e recursos, simulou situações de desastre e testou a capacidade de resposta das equipes, principalmente nas áreas de apoio logístico e comunicação. Além disso, o evento serviu como oportunidade para aprimorar os protocolos de atuação e promover a integração entre os diferentes órgãos envolvidos na gestão de desastres.

A segunda edição do Simulado Operacional de Atendimento a Desastres Hidrológicos do Acre representa um importante passo no aprimoramento da gestão de riscos e desastres no estado. A iniciativa demonstra o compromisso do CBMAC e dos demais órgãos envolvidos na promoção da segurança e do bem-estar da população acreana.