PROJETO BOMBEIRO MIRIM

Projeto Social Bombeiro Mirim, foi implantado no estado do Acre, pelo 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, no dia 9 de abril de 2010, com a finalidade de desenvolver nos adolescentes entre 12 e 14 anos a cidadania, a disciplina e a prevenção de acidentes, além da prática de esportes, brincadeiras e outras atividades lúdicas. O propósito é formar gerações comprometidas com a segurança em todos os seus aspectos, com o lema “Ajudando a construir uma sociedade melhor”.

Os resultados do primeiro ano de trabalho impactaram positivamente a comunidade cruzeirense. Nessa ocasião muitos alunos melhoraram o seu comportamento e evoluíram no aproveitamento das atividades escolares. A clientela é formada por alunos e alunas de escolas públicas estaduais e municipais.

Este projeto está fundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente. Em seu Art. 70, estabelece que: “É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente”. Está também orientado pela Política de Segurança Pública de Governo do Acre, no que se refere ao enfrentamento e a redução da criminalidade.

Seu principal objetivo é “Desenvolver a importância da prevenção e diminuição da violência envolvendo os jovens, por meio de ações socioeducativas, proporcionando-lhes condições favoráveis, que auxiliem na formação integral e desenvolvimento pleno da cidadania e, consequentemente, contribuir com a promoção da segurança e da paz na comunidade”.

A primeira edição do Projeto Bombeiro Mirim, ocorrida em 2010, sob o Comando e coordenação de seu idealizador, Tenente-coronel Moisés – então Comandante do 4º BPCIF, atendeu a 45 adolescentes de escolas públicas. Seu idealizador, sempre acreditou que “Os pequenos ensinamentos na infância se constituirão em grandes e sábias decisões na fase adulta”.

No início foi grande o desafio porque tudo era novo, mas os ideais de contribuir positivamente para a formação de futuros cidadãos superaram muitas dificuldades.

A partir de 2011, em função da grande relevância sócio-educativa para a comunidade de Cruzeiro do Sul, o Projeto foi ampliado para atender as cinco Regionais de Bombeiros no Estado, com turma em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri, Rio Branco e nas vilas Lagoinha e Santa Luzia.

Durante o ano letivo os alunos participam de diversas atividades (no contra turno escolar), tais como: Civismo e Cidadania, Primeiros Socorros, Prevenção ao uso indevido de drogas, Prevenção contra acidentes domésticos, Prevenção contra incêndios, Educação Física e Esportes, Natação utilitária, Educação Ambiental e Higiene, Educação para o trânsito, Áreas específicas de Bombeiro, Recreação, Acompanhamento Escolar, dentre outras.

Entre os principais critérios para participar do projeto Bombeiro Mirim, destaca-se a valorização à escola, ou seja, os alunos precisam estar matriculados na escola da rede pública, ter bom comportamento e tirar boas notas.

O Comandante Geral do CBMAC agradece a todas as Instituições que tem contribuído com a manutenção do Projeto Bombeiro Mirim e, de maneira especial, agradece aos pais dos alunos por acreditarem neste Projeto e por permitir que nossa Instituição participe do processo sócio-educativo de seus filhos.